Porto Alegre, domingo, 06 de outubro de 2024
img

'Os invasores procuravam Pence para executá-lo': veja os principais momentos da acusação no julgamento de Trump; O Globo

Detalhes Notícia
Mostradas durante o segundo dia do processo de impeachment do ex-presidente no Senado, gravações revelam papel da segurança do prédio para salvar a vida de congressistas e assessores. Policial Eugene Goodman, que atou no Capitólio no dia 6 de janeiro, assiste às imagens da invasão do prédio, exibidas durante o julgamento do impeachment de Donald Trump Foto: BRANDON BELL / AFP

 

 

Consideradas um dos pontos altos da acusação contra o ex-presidente Donald Trump no julgamento do impeachment no Senado, novas imagens da invasão ao Capitólio, exibidas na quarta-feira, revelaram o elevado grau de risco à vida dos congressistas, assessores e mesmo do ex-vice Mike Pence. Por alguns momentos, a distância entre os parlamentares e os invasores, alguns de posse de bastões de beisebol e armas de choque, foi de alguns metros — e se não fosse a ação rápida e eficiente dos policiais legislativos, o dia 6 de janeiro poderia ter acabado em um massacre sem precedentes.

Caçada a Pence
Responsável por conduzir a sessão do Senado que certificaria a vitória de Joe Biden, Mike Pence se tornou alvo dos aliados de Trump por se recusar a levar adiante seus planos para invalidar a eleição. Com isso, muitos dos que foram ao Capitólio viam nele um “traidor”, como ficou explícito em cartazes e mesmo forcas do lado de fora do prédio. Contudo, uma vez dentro do complexo, as ameaças se tornaram reais.

— Os extremistas se coordenaram on-line e discutiram como eles poderiam caçar o vice-presidente. Jornalistas no Capitólio os ouviram dizer que estavam procurando Pence para executá-lo — afirmou o deputado Eric Swalwell, do grupo de deputados que atua como a Promotoria no julgamento.

Leia mais em O Globo