Em nota, Tribunal de Contas da União trata do assunto de vazamentos de informações do órgão divulgada pela imprensa. Leia abaixo a íntegra do texto.
*Vazamento de Dados e o TCU*
O noticiário de hoje revela a ocorrência de mais um mega vazamento de dados de cidadãos brasileiros. Já é o terceiro em menos de dois meses. Recolhido em quarentena, em casa, acessando cada vez mais a internet para fazer compras, pedir alimentos e se comunicar com o mundo externo, o cidadão de nosso país se vê acuado por golpes cibernéticos praticados com o uso indevido de seus dados, roubados na rede mundial de computadores.
O Tribunal de Contas da União está atento ao problema. Estamos iniciando, sob relatoria do Ministro Augusto Nardes, uma auditoria com o propósito de realizar um grande diagnóstico para avaliar a adequação das organizações públicas à LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.
Serão analisadas as ações e medidas adotadas por cerca de 420 organizações públicas da administração federal. Até o mês de abril devemos levar ao Plenário do Tribunal os primeiros resultados dessa fiscalização e na sequência pretendemos realizar uma audiência pública para ouvir a sociedade, a academia, os juristas, enfim, todos os especialistas que têm se debruçado sobre esse importante tema. Garantir a proteção dos dados do cidadão brasileiro, isso é da conta do TCU.
*Augusto Nardes, Ministro do TCU.*