Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Finalista do programa CNA Jovem é da quarta geração de família de criadores de Devon

Detalhes Notícia
Mariana Moura Cherubini, de 27 anos representa a agropecuária da Serra Gaúcha. Foto: Arquivo pessoal

 

 

 

Mariana Moura Cherubini cresceu junto ao rebanho Devon da Fazenda São Valentin, em Nova Prata (RS). Com três anos, já era vista na mangueira tratando terneiros com o próprio baldinho. Hoje, aos 27 anos, comemora a vaga conquistada na segunda etapa da 4ª edição nacional do CNA Jovem, programa da Confederação Nacional da Agricultura que busca identificar e desenvolver novas lideranças no setor. Depois de uma disputa acirrada, que começou com 3.742 candidatos e teve várias e fases, a jovem confirmou presença entre os 80 selecionados, cinco deles gaúchos.

Fiquei bem feliz, durante as várias atividades de introdução, oficinas e classificatórias da seleção, eu já aprendi muita coisa”, afirma a jovem, que é formada em Administração e tecnóloga em agronegócio e faz NBA em agronegócio.

A Fazenda São Valentin, de Nova Prata (RS), comandada pelo avô de Mariana, Reinoldes Cherubini, é referência em genética da raça Devon, desde 1947. Apaixonada pela raça, Mariana integra a comissão de jovens da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB), do Sindicato Rural de André da Rocha (RS) e da Sociedade Rural Brasileira. Também participa do grupo Encorte – Encontro de Raças de Corte, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Levo o Devon e o nome da minha família por onde eu vou. Falo na raça, explico, conto que eu cresci no meio deles, é uma responsabilidade enorme”.

A presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB), Simone Bianchini, aposta na nova geração. “O futuro já está presente na Associação, com a participação de jovens como a Mariana”.

Para o futuro, Mariana planeja dar seguimento às atividades da família Cherubini com a raça Devon na Serra Gaúcha. Eu tenho certeza que, um dia, eu vou dar continuidade ao trabalho na São Valentin. O momento, agora, é aproveitar a oportunidade do CNA Jovem está proporcionando.