Porto Alegre, terça, 08 de outubro de 2024
img

Impacto de Lula no cenário eleitoral de 2022 vai depender do 'figurino' que petista adotar, dizem analistas; O Globo

Detalhes Notícia
Segundo cientistas políticos, se ex-presidente adotar discurso mais próximo ao mercado, como fez em 2002, pode angariar votos do centro. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva Foto: Agência O Globo - Douglas Magno

 

 

A recuperação dos direitos políticos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin, nesta segunda-feira, embaralha a disputa eleitoral de 2022. Pesquisas de opinião colocam o petista em um patamar de intenção de voto mais alto que o do presidente Jair Bolsonaro. Mas tudo vai depender do “figurino” que Lula escolher para a disputa, avaliam cientistas políticos ouvidos pelo GLOBO.

De acordo com analistas, Lula pode beneficiar Bolsonaro se adotar uma postura tida como “radical”. Por outro lado, pode ganhar votos do centro se fizer acenos ao mercado, como ocorreu em 2002. Não é automático, segundo os cientistas políticos, o ganho de Bolsonaro na polarização com Lula. Diferentemente de 2018, o presidente será cobrado pelas crises causadas pela pandemia do novo coronavírus.

Leia mais em O Globo