Porto Alegre, domingo, 19 de maio de 2024
img

França anuncia maior controle de circulação da população no lockdown; RFI

Detalhes Notícia
Uma policial controla passageiros no aeroporto de Nice, na França. © Eric Gaillard/Reuters

 

 

As autoridades francesas indicaram nesta sexta-feira (26) que vão aumentar o controle às restrições de circulação dentro da França para lutar contra a Covid-19. Em muitas regiões, como Paris, onde o vírus está fora de controle, a população só pode se deslocar em um perímetro restrito, exceto em casos excepcionais.

Em estações de trem, aeroportos e postos de pedágio nas estradas, o número de controles será intensificado, para enfrentar uma situação considerada “crítica, devido à terceira onda e à predominância da variante britânica”, anunciou o ministro do Interior francês Gérald Darmanin, durante uma reunião com o primeiro-ministro Jean Castex. “Uma corrida contra o relógio começou”, afirmou o gabinete do primeiro-ministro em um comunicado.

Em 19 regiões franceses (a França conta com 101), entre elas Paris e cidades próximas, a circulação de pessoas além de 10 km da residência é permitida somente em algumas situações: para trabalhar, levar os filhos à escola ou ir ao médico. Entre regiões, é necessário um atestado que justifique um motivo de extrema necessidade. Nessas regiões, apenas estabelecimentos comerciais considerados essenciais permanecem abertos e escolas do ensino médio funcionam recebendo apenas metade dos alunos.

Leia mais em RFI