Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Fórum da Liberdade: Ferramentas digitais ajudam a eliminar lacunas no aprendizado

Detalhes Notícia

 

 

 

A experiência global do ensino remoto, forçada pela pandemia, mostra que as ferramentas digitais podem ser um importante mecanismo para eliminar lacunas na aprendizagem dos jovens. A avaliação é de Salman Khan, fundador da Khan Academy, organização sem fins lucrativos que oferece aulas gratuitas de matemática, ciências e humanidades em vários idiomas – inclusive português. O empresário americano fez a palestra de abertura do segundo dia do Fórum da Liberdade, na tarde desta terça-feira (13).

– As tecnologias digitais são importantes quando conseguem auxiliar no processo pedagógico, quando simplificam o conteúdo e medem a eficácia da lição – avaliou.

Abordando o tema “O desafio das ferramentas digitais na educação”, Khan projetou que o pós-pandemia não deverá ser de prevalência do ensino totalmente remoto, já que o contato físico e a abordagem presencial ainda são fundamentais para crianças e adolescentes. Ele aposta em um modelo híbrido, com encontros nas salas de aula, mas também maior uso de recursos como vídeos e infográficos para reforçar as lições e de inteligência artificial e algoritmos para acompanhar a evolução dos estudantes.

– Estávamos em uma etapa muito incipiente do ensino remoto antes da pandemia, e agora estamos muito dependentes. Acho que encontraremos um meio termo passada a pandemia – afirmou Khan.

Khan observou que muitos dos atuais aprendizados serão levados para a nova rotina do ensino, como a viabilidade de aulas mais curtas (a maior parte dos vídeos da Khan Academy tem menos de 12 minutos) e a autonomia dos alunos para reverem trechos das lições que tenham deixado dúvidas.

– Porque precisamos de aulas físicas de 60 minutos se o poder de concentração do estudante em temas complexos é de 10 a 15 minutos? Geralmente, o professor que dá aula presencial quebra estes 15 minutos com questionamentos ou atividades em grupo, mas quando o próprio aluno tem poder para voltar os vídeos, avançar trechos que já tenha compreendido ou repetir uma aula, o processo pedagógico é mais eficaz ­– exemplificou.

Ferramentas digitais também deverão cumprir papel social cada vez mais importante no futuro, afirmou Khan, ao oportunizar aprendizagem contínua em um mundo em constante reinvenção.

– Quem não desenvolver a habilidade de estudar e manter o estudo constantemente estará em problemas, e isso pode se tornar um problema social – apontou.

Ele mencionou que novas profissões estão em constante descoberta, e ter em mãos um celular no qual possa exercitar a qualificação é uma estratégia certeira para se manter atualizado.