Mary Anastasia O’Grady, colunista de política e economia do The Wall Street Journal com foco na América Latina e Canadá, foi a agraciada nesta 34ª edição do Fórum da Liberdade com o “Prêmio Liberdade de Imprensa”. A premiação é um reconhecimento do Instituto de Estudos Empresariais (IEE) ao desenvolvimento do pensamento crítico e de defesa da informação transparente e correta. A entrega da distinção foi feita virtualmente pelo vice-presidente do IEE, Gabriel Torres.
Mary Anastasia é uma crítica contumaz de regimes autoritários e defensora da livre iniciativa. Em seu discurso de agradecimento, a colunista prestou solidariedade ao Brasil pelo momento difícil enfrentado com a pandemia, mas disse que há sinais para o otimismo.
– Ainda não avançamos como gostaríamos na causa da liberdade, mas há razões para otimismo à medida que movimentos como o Instituto continuam lutando por uma sociedade mais livre e justa – afirmou a colunista.
Mary disse, ainda, que os defensores da liberdade devam continuar trabalhando para defender a tolerância e mostrar a moralidade que dá sentido para conceitos como o livre mercado, capaz de dar condições iguais a pessoas e empresas.
– Apenas um país igual consegue ser um país moral. Se as pessoas não acreditam na moralidade que há na liberdade, o país destrói o que conseguiu construir de avanços. Esta é uma causa que precisa ser trabalhada constantemente – defendeu.