Porto Alegre, sexta, 11 de outubro de 2024
img

Relatório do TCU aponta omissão de general Braga Netto na pandemia; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Documento interno recomenda abertura de processo para apurar atuação do ministro na pandemia; relator é o ministro Vital do Rêgo. O ministro da Defesa, general Walter Braga Netto Foto: Dida Sampaio/Estadão

 

 

A área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) recomenda aos membros da Corte a abertura de um processo para averiguar a conduta do ministro da Defesa, general Braga Netto, no combate à covid-19 no período em que comandou a Casa Civil e coordenou o Comitê de Crise do governo.

O documento elaborado pela área técnica, ao qual o Estadão teve acesso, aponta “graves omissões” do general. Entre elas, “não ter contribuído da forma que seria esperada para a preservação de vidas”.

No TCU, o processo tem a relatoria do ministro Vital do Rêgo. Ele ainda analisa se vai acolher a sugestão e, para isso, tem mantido conversas com os demais integrantes da Corte.

A eventual abertura do processo de representação pode ampliar o cerco sobre os erros do governo na gestão da pandemia, que já deverão ser esmiuçados pela CPI da Covid, no Senado, prestes a iniciar os trabalhos.

Leia mais em O Estado de São Paulo