Porto Alegre, sábado, 18 de maio de 2024
img

Deputado quer medir impacto dos concursos no orçamento do RS

Detalhes Notícia
Em março, NOVO ingressou Justiça para suspender concursos em áreas não essenciais

 

 

O líder da Bancada do NOVO, Giuseppe Riesgo, apresentou projeto de lei para que o governo apresente estudo de impacto financeiro na abertura de novos concursos públicos. O deputado explica que o objetivo é tornar mais realistas as projeções financeiras envolvendo a contratação de pessoal e medir as promoções e eventuais reajustes concedidos para os servidores.

“A ideia é introduzir a perspectiva de longo prazo na análise do impacto no orçamento das despesas com novos concursos, para auxiliar o Executivo no controle das despesas”, pontua. Conforme Riesgo, o projeto está inserido na linha de atuação da Bancada do NOVO de fiscalização de todos os atos que aumentam o tamanho da máquina pública. Em março deste ano, por exemplo, os deputados ingressaram na Justiça para suspender concursos em áreas não essenciais.

Com o intuito de reforçar a importância do projeto de lei apresentado, Giuseppe Riesgo menciona que, conforme estudos recentes do Governo Federal, os servidores têm permanecido em atividade e recebido aposentadorias, em média, por 60 anos.

“Atualmente, para abrir novos concursos públicos, é necessário atender a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que já preveem a estimativa de impacto financeiro. No entanto, a previsão do impacto só é realizada nos dois primeiros anos após o preenchimento da vaga. Uma completa irracionalidade, sendo que os novos servidores geram despesas por quase 60 anos”, avalia.