Porto Alegre, sábado, 27 de abril de 2024
img

França começa a flexibilizar medidas de restrição depois de 3° lockdown: uma luz no fim do túnel?; RFI

Detalhes Notícia
Em 23 de abril, as cadeiras se amontoaram em um restaurante fechado na Champs Elysées, em Paris. O governo francês planeja abrir restaurantes e cafés ao ar livre a partir desta segunda-feira, 3 de maio. REUTERS - GONZALO FUENTES

 

 

Educação e turismo. Essas são as áreas que os franceses começarão a ter acesso a partir de segunda-feira (3), numa flexibilização gradual das medidas de restrição contra a pandemia de Covid-19. Nesta data, chegam ao fim as restrições de fim de viagens e começa o retorno parcial de alunos do ensino fundamental e médio às aulas presenciais, em um cenário de lento declínio nas hospitalizações. No entanto, a classe médica pede aos franceses para não relaxar seu comportamento. Se tudo correr bem, uma reabertura de cafés e restaurantes ao ar livre, além de museus, pode acontecer em 19 de maio.

A primeira etapa do calendário de desconfinamento na França dará um gostinho de liberdade aos cidadãos, com o fim das autorizações de saída por escrito ou no celular, e o fim das restrições de viagens.

Após duas semanas de ensino a distância, os alunos do ensino médio retornarão aos estabelecimentos escolares em regime de meio período, com alternância de ensino presencial e à distância. O toque de recolher das 19h continuará em vigor, no entanto.

Leia mais em RFI