Porto Alegre, segunda, 13 de maio de 2024
img

'O ministro da Educação foi totalmente omisso no Enem', afirma ex-presidente do Inep; O Globo

Detalhes Notícia
Demitido do órgão em fevereiro, Alexandre Lopes afirmou em entrevista que Milton Ribeiro teve atitude 'covarde' e que faltam recursos para realizar o exame. Segundo Lopes, planejamento do Enem deste ano está “bastante atrasado”, com risco de ser adiado para 2022 e falta de recursos Foto: Jorge William / Agência O Globo/20-01-2020

 

 

Demitido em fevereiro da presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Alexandre Lopes afirmou em entrevista ao GLOBO que o ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi “totalmente omisso” na organização do Enem do ano passado, em meio à pandemia da Covid-19, classificando de “covarde” a atitude do ex-chefe. Disse ainda que o planejamento do exame deste ano está “bastante atrasado”, com risco de ser adiado para 2022 e falta de recursos.

O Enem de 2020 foi realizado em janeiro e fevereiro deste ano, mas teve números recordes de abstenção e estudantes relatando terem sido impedidos de fazer a prova porque as salas já estavam lotadas. O exame de 2021 tinha cronograma previsto para novembro ou dezembro, mas ainda não teve data confirmada.

Leia mais em O Globo