Porto Alegre, domingo, 13 de outubro de 2024
img

CPI da Covid: oposição vai pedir que Teich explique pressão do governo por protocolo para cloroquina; O Globo

Detalhes Notícia
Ex-ministro já admitiu em entrevista ao GLOBO que a atuação a favor do uso do medicamento colaborou para a saída da pasta. Teich afirma ter deixado o cargo por não ter autonomia para implementar políticas públicas que acreditava Foto: AFP

 

 

A CPI da Covid vai ouvir nesta quarta-feira o ex-ministro da Saúde Nelson Teich. A oposição vai questionar Teich para saber se o governo do presidente Jair Bolsonaro o pressionou para que o Ministério da Saúde passasse a recomendar o uso ampliado da cloroquina e hidroxicloroquina, como prevenção para a covid-19. Nesta segunda, o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta disse na comissão que viu uma minuta para alterar a bula da cloroquina para incluir a indicação para Covid-19.

Em entrevista ao GLOBO em dezembro de 2020, o ex-ministro já admitiu que sua saída se deve à pressão pela utilização de medicamentos sem embasamento científico. Teich também reconheceu que faltava “planejamento, estratégia, liderança, coordenação e informação” no Planalto para lidar com a pandemia. Os senadores que se opõem ao Palácio do Planalto pretendem explorar o tema para extrair mais informações e complementar o que já foi dito por Mandetta.

Leia mais em O Globo