Porto Alegre, quarta, 01 de maio de 2024
img

Zoológico Municipal de Canoas reabre ao público renovado, ampliado e com mais conforto para os animais

Detalhes Notícia
Renovado e ampliado, MiniZoo é reaberto ao público. As visitas ocorrem de terça a domingo, das 9h às 17h. Foto: Alisson Moura

 

 

Com novas instalações e espaços recuperados, o Zoológico Municipal de Canoas, conhecido como MiniZoo, reabriu hoje (7) para o público, ainda mais bonito e funcional.

O MiniZoo ocupa uma área de 1,3 hectares dentro do Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo), localizado no coração da cidade. Criado em 2005, tornou-se referência na região quanto à recuperação de espécies da fauna silvestre nativa, educação ambiental e lazer para a comunidade. Além disso, é um local de moradia e passagem para muitos animais silvestres. “É um momento de alegria, porque, nesses pouco mais de 4 meses de governo, estamos entregando o nosso MiniZoo revitalizado e ampliado com praticamente o dobro do tamanho, de 13 mil para 20 mil metros quadrados, com mais segurança, mais proteção aos animais”, manifestou o prefeito Jairo Jorge, na reabertura do Zoo.

“Em Canoas, o desenvolvimento econômico está integrado à preservação ambiental e os cuidados fundamentais com a natureza. Esta sintonia entre desenvolver e preservar a vida faz parte da visão de mundo da nossa gestão por uma Canoas cada vez mais humana, sustentável e integrada”, declarou o secretário do Meio Ambiente, Paulo Ritter.

Plantel de animais silvestres

O Zoo caracteriza-se pelo caráter socioambiental, não apenas pelo importante papel de recuperação de espécies da fauna silvestre, mas como educador para a convivência pacífica e sustentável com a natureza.

Atualmente, 118 animais fazem parte do plantel do Zoo. Eles vivem no local, pois não têm condições de voltar para a natureza. Há também 125 animais em tratamento ou reabilitação no Setor Extra – alguns deles, ao final dos cuidados, poderão ser devolvidos ao habitat natural. Outros serão transferidos para o plantel do Zoo ou encaminhados a outra instituição.

Nos meses de primavera e verão, esses números aumentam consideravelmente, chegando a uma média de 250 animais no setor extra do Zoo. “Ano passado, recebemos 766 animais de 105 espécies diferentes. Destes, 192 retornaram para a natureza. Estes números crescem a cada ano. Em 2021 até a data de hoje (4), recebemos 317 animais e já devolvemos para a natureza 121 entre os meses de Janeiro e Abril”, relata a bióloga Patrícia Valentim, do Zoológico de Canoas.

É, sem dúvida, um espaço de esperança. O que é feito aqui, com o trabalho dessa equipe de técnicos, biólogos, veterinários, jovens dedicados à defesa da vida, esse trabalho é essencial e raro. Poucas instituições fazem o que fazemos aqui”, ressaltou o prefeito.

As obras

No setor de nutrição dos animais, foi instalada uma janela tipo vitrine, para que os visitantes possam observar o preparo dos pratos que são servidos diariamente, seguindo dieta específica.

Atendendo a uma condição para a Autorização de Uso e Manejo de Fauna Silvestre, expedida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), em setembro de 2020, foram feitas algumas adequações:

O Setor Extra, onde os animais são recebidos e permanecem em tratamento, foi ampliado. Cinco novos recintos foram construídos em substituição a outros, que estavam em condições precárias. São mais versáteis e podem abrigar desde espécies de mamíferos, aves e répteis, tudo dentro das normas exigidas e de tamanho adequado.

O Zoo também ganhou um corredor de segurança, área de cambiamento, espelho d’água, solarium e revestimento de fácil higienização.

Um novo cercamento e pórtico de entrada tornam o espaço mais bonito e visível aos visitantes. As churrasqueiras do Parque Getúlio Vargas foram afastadas do zoológico para proporcionar maior segurança e bem estar aos animais.

“Essas melhorias são muito importantes. Com o Setor Extra, conseguiremos dar melhores condições para os animais em tratamento. O bem estar dos animais é o nosso principal objetivo e gera maior sensibilização do público. A ampliação nos possibilitará mais espaço para trabalhar com os visitantes, quando não estivermos em uma situação de pandemia”, avalia Renata Gautier, bióloga e educadora ambiental do MiniZoo.

Compensação vegetal garantiu os investimentos

As obras do Zoo têm um custo de R$136.351,68, provenientes de Termos de Compensação Vegetal firmados com as construtoras Dalla Santa, Tenda e Santo Eliseu, por conta de empreendimentos na cidade.

Estiveram presentes na inauguração diversos secretários, o subprefeito da região Nordeste, Denilson Santos, diretores e a equipe do Zoológico Municipal.

Serviço: O Zoológico Municipal de Canoas está aberto à visitação das 9hs às 17hs, de terça a domingo. Devido às restrições sanitárias neste momento pandêmico, são admitidas 50 pessoas por vez no interior do MiniZoo. É obrigatório o uso de máscaras e o distanciamento social.

Clique aqui para ver a localização