Porto Alegre, sábado, 04 de maio de 2024
img

Trump consuma domínio sobre Partido Republicano após defenestrar Liz Cheney por suas críticas; El País

Detalhes Notícia
Liz Cheney fala a jornalistas após ser afastada da liderança da bancada republicana na Câmara de Representantes.MICHAEL REYNOLDS / EFE

 

 

O domínio de Donald Trump sobre os republicanos se consumou hoje depois que o partido afastou a deputada Liz Cheney do cargo de líder da bancada na Câmara de Representantes (deputados), em retaliação à sua recusa a se manter calada perante as manipulações do ex-mandatário, que continua alegando ser vítima de uma fraude nas eleições de 2020. A filha de Dick Cheney, que foi vice-presidente de George W. Bush (2001-2009), declarou que agora fará tudo o que estiver ao seu alcance para que Trump “não volte a se aproximar do Salão Oval [da Casa Branca]”.

Os republicanos votaram, a portas fechadas, após ouvirem um desafiador discurso da líder parlamentar, que acabou sob vaias dos seus colegas de partido. A decisão de afastar a dirigente é um claro aviso de que o Grand Old Party não tolerará a dissidência nem qualquer desacordo com Trump, considerado uma figura-chave para uma vitória na próxima eleição para a Câmara, em 2022. Os republicanos perderam o controle da Câmara baixa em 2018, após mantê-lo por oito anos, e não conseguiram recuperá-lo em 2020.

Leia mais em El País