Porto Alegre, quarta, 16 de outubro de 2024
img

Astrônomos descobrem nova estrela que está entre as mais antigas do universo; Olhar Digital

Detalhes Notícia

 

 

Cientistas descobriram uma estrela gigante vermelha, localizada a 16 mil anos-luz da Terra, que parece ser da segunda geração de estrelas. Enquanto o nosso universo foi criado a partir do Big Bang há cerca de 14 bilhões de anos, a SPLUS J2104-0049, como foi chamada a nova estrela, se formou há no mínimo 13,7 bilhões de anos. Em se tratando do universo, essas datas são relativamente próximas uma da outra.

Com dados obtidos pelo Southern Photometric Local Surveu (S-PLUS), no Observatório Cerro Tololo, no Chile, os astrônomos fizeram investigações por meio da fotometria, técnica que mede a intensidade da luz e que possibilita a descoberta de objetos antigos como uma nova estrela.

Além disso, uma análise da composição química indicou que a SPLUS J2104-0049 parece conter elementos de uma única outra estrela da primeira geração. Se isso se comprovar uma realidade, é um grande passo para entendermos melhor sobre a primeira geração de estrelas no universo, que até o momento não foram descobertas.

Leia mais em Olhar Digital