Um foguete Electron, da Rocket Lab, falhou em seu lançamento neste sábado (15), após uma anomalia na segunda fase de ignição resultar na perda de telemetria e desligamento dos motores de propulsão, o que levou à perda total da missão. O foguete levava consigo dois satélites de observação planetária da empresa BlackSky, e o voo foi comissionado pela Spaceflight.
“Um problema foi identificado durante o lançamento de hoje, resultando na perda da missão. Nós pedimos sinceras desculpas aos nossos clientes BlackSky e Spaceflight”, disse a RocketLab por meio de sua conta oficial no Twitter. “O problema ocorreu logo após a segunda fase da ignição”.
Pelas imagens registradas em uma câmera montada no próprio foguete, pouco mais de dois minutos após a separação da segunda fase de ignição (o propulsor, ou “booster”, no termo técnico), é possível ver o foguete pender para um dos lados antes de se desligar por completo. A confirmação da perda de telemetria veio quatro minutos após o lançamento.
O foguete Electron da Rocket Lab levantou voo às 8h11 da manhã deste sábado (horário de Brasília), após aproximadamente uma hora de atraso devido a ventos mais fortes do que o previsto. Esta foi a vigésima (20ª) missão da empresa e foi apelidada de “Running Out of Toes” (“Ficando sem dedos dos pés”, na tradução literal).
Leia mais em Olhar Digital