Porto Alegre, quarta, 16 de outubro de 2024
img

Hospital São Pedro inaugura jardim terapêutico, em Porto Alegre; Correio do Povo

Detalhes Notícia
Ato faz alusão ao Dia Mundial da Luta Antimanicomial, nesta terça-feira. Hospital inaugurou nesta terça-feira um jardim terapêutico | Foto: Guilherme Almeida

 

 

No Dia Mundial da Luta Antimanicomial, lembrado nesta terça-feira, o Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), em Porto Alegre, inaugurou nesta terça-feira um jardim terapêutico. A iniciativa, celebrada com um desfile de moda, fruto de um trabalho artístico e de integração com pacientes, é resultado de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde e o Jardim Botânico de Porto Alegre, vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e da Infraestrutura (Semai). Nos espaços abertos da instituição, serão cultivadas plantas nativas do Rio Grande do Sul e os pacientes poderão se beneficiar com os trabalhos de manejo e cuidados dos locais, bem como usufruir da tranquilidade.

“A gente tem uma política nacional de plantas medicinais e fitoterápicos no SUS. Então iniciamos o processo de viabilizar uma área para desenvolver a educação, o plantio, o cuidado e o manejo e fizemos uma solicitação de mudas ao Jardim Botânico. Mas recebemos assessoramento e eles trouxeram este conceito de jardim terapêutico”, conta a terapeuta ocupacional do São Pedro, Simone Meyer Rosa.

“Os jardins sempre foram terapêuticos. Sempre foram locais de cura. Pesquisas que foram realizadas em hospitais, que testaram um modo diferente de aproximação de seus pacientes, verificaram melhoras positivas em tempo de internação e índices fisiológicos mensuráveis, aí começou a se notar o benefício de se colocar as pessoas em contato com este espaço”, defende o engenheiro florestal do Banco de Sementes do Jardim Botânico, Leandro Dal-ri.

Leia mais no Correio do Povo