Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Sonho realizado: Babalorixá Pai Ricardo de Oxum assume cadeira na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Detalhes Notícia
Vereador Pai Ricardo de Oxum com a família. Foto: Marlise Lacerda

 

 

A movimentação de representantes das religiões afro chamou a atenção de quem circulou pela Câmara Municipal de Porto Alegre, neste começo de semana. Em razão de Licença Interesse solicitada pelo vereador Moisés Barboza. O babalorixá Pai Ricardo de Oxum toma posse nesta terça-feira(25).  Eleito pelo PSDB, com 2.224 votos, ele ficou na suplência tucana. O Babalaô tem um trabalho relevante na área de assistência social, realizado na Associação Beneficiente Cultural Oxum e Oxalá, na zona Norte da Capital, há mais de 20 anos.

Pai Ricardo destaca a importância do momento para as religiões de raiz africana e para os negros da Porto Alegre, registrando em suas redes sociais: “Ao aceitar o convite, o faço com muita gratidão, satisfação e ciente da imensa responsabilidade que acato. Destaco o agradecimento ao PSDB Municipal, em especial ao Presidente Moisés Barbosa, também à Presidente Nacional do Tucanafro Gabriela Cruz”, escreveu.

No registro ainda dedica seu respeito aos fiéis da comunidade africanista. “No momento da posse, tenho certeza, que estarão comigo as boas energias emanadas por todos os senhores e, principalmente, por seus Guias e Entidades. Por fim, mas não menos importante, externo minha gratidão a Mãe Oxum e ao Exu Hael da Meia Noite, por me guiarem por caminhos vitoriosos. Que a força deles me permita representar dignamente meu povo nesta e em futuras oportunidades”, concluiu na mensagem do facebook.

Para o babalorixá o mais emocionante é poder mostrar para a filha Yasmim Moura da Silva, de nove anos e para a caçula Laryssa, cinco meses, que elas podem conseguir o que quiserem na vida. “Eu tive uma infância humilde e hoje estou aonde nunca imaginei que pudesse um dia chegar. Temos que sonhar, traçar objetivos e acreditar. Quando recebi a notícia eu chorei. Imaginem…, um homem do meu tamanho, chorando. Minha filha viu e, hoje, quando mostrei o plenário para ela, nos emocionamos juntos”, relata o religioso.

Pai Ricardo realiza durante o ano diversas ações voltadas para as comunidades carentes. A última delas foi no dia de São Jorge, realizando a doação de mais de 300 kg de carne na comunidade Chapecoense, na zona Norte. “Tenho certeza que este momento não é só meu, mas de todos que querem um futuro melhor. Sou de religião e sempre vou dar espaço e lutar pelas causas do meu povo, no terreiro, nas ações sociais ou no Legislativo. Sou o mesmo Pai Ricardo de ontem com o gabinete de portas abertas para a nossa gente”, concluiu o novo parlamentar.