Os servidores da Companhia de Processamento de Dados da Capital (Procempa) entrarão em greve na próxima quinta-feira (27/5) caso, em audiência a ser realizada no Tribunal Regional do Trabalho nesta quarta-feira (26/5), não surja uma solução referente à recomposição salarial dos funcionários. A informação foi dada pela diretora coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados (Sindppd/RS), Vera Guasso, durante sua participação na Tribuna Popular da sessão ordinária desta segunda-feira (24/5) na Câmara Municipal de Porto Alegre.
Em sua manifestação, Vera informou que os trabalhadores da Companhia estão há cinco anos com a remuneração congelada, gerando 23% de perda salarial desde o último governo. Para garantir a qualidade dos serviços prestados há quase 50 anos, a diretora do Sindppd-RS afirmou que a Procempa não pode mais perder técnicos para o mercado de trabalho, considerando que a instituição possui um déficit de 70 servidores. Apelou, assim, para que os vereadores auxiliem junto à prefeitura na solução deste impasse. “Os servidores não podem continuar com o desmonte, com a precarização e o desrespeito. Se não houver reposição salarial, perderemos mais técnicos”, afirmou Vera.
Após a manifestação de Vera Guasso, os vereadores Pedro Ruas (PSOL), Matheus Gomes (PSOL) e Jonas Reis (PT) também fizeram considerações a respeito da Procempa e manifestaram apoio aos trabalhadores da empresa estatal.