Porto Alegre, quinta, 17 de outubro de 2024
img

Novo presidente do TRE-RS defende urna eletrônica; Correio do Povo

Detalhes Notícia
Desembargador Lima da Rosa quer maior participação dos partidos na fiscalização. Novo presidente do TRE-RS destacou a segurança do processo eleitoral | Foto: TSE / Divulgação

 

 

Com o aumento do debate sobre a retomada do voto impresso e críticas às urnas eletrônicas, o novo recém-empossado presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RS), desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, defendeu o atual processo eleitoral. “Os que conhecem o nosso sistema têm plena confiança na urna eletrônica”, ressaltou. Em seguida, detalhou todos os dispositivos de segurança relacionados à urna, como a possibilidade de auditorias. Com a posse, Lima da Rosa estará à frente do TRE na preparação para a eleição de 2022.

Inclusive, em relação a esse ponto, criticou a ausência de representantes de partidos políticos no processo de fiscalização, que é aberto para órgãos públicos. “A verdade é que, infelizmente, essa participação e fiscalização não tem sido efetiva. Gostaríamos que houvesse uma participação mais efetiva, inclusive, dos partidos”, ressaltou. Lembrou ainda que o processo eleitoral envolve mais de 500 mil urnas eletrônicas, sendo que elas não têm integração entre si. “O brasileiro não acredita no Brasil. O nosso sistema (eleitoral) é o mais aperfeiçoado do mundo. O mais confiável. Tem sido testado há 25 anos e resultados inteiramente confiáveis”, reforçou.

Leia mais no Correio do Povo