Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

RS: Caminhão adaptado com consultório odontológico atende crianças carentes em Esteio

Detalhes Notícia
Cidade é uma das primeiras do país a participar de iniciativa do Projeto Faz-Me Rir. Foto: Eduardo Baratto Leonardi / Prefeitura de Esteio

Um caminhão totalmente adaptado para funcionar como consultório odontológico está atendendo crianças carentes em Esteio. Promovida por meio do Projeto Faz-Me Rir, e com apoio da Sorrifácil, a iniciativa é voltada aos jovens acolhidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Território da Paz, no Bairro Primavera. A ação iniciou na sexta-feira (4) e terá duração de três meses.

No caminhão, são prestados serviços gratuitos como profilaxia, restaurações e extrações. “A ação é de extrema importância para crianças que não têm acesso a tratamentos dentários, em razão das condições financeiras e sociais de suas famílias”, afirmou Alexander Jardine, gestor de Experiência e Sucesso do Paciente. Ele acrescenta que a unidade móvel possui apoio de um laboratório digital de próteses, com tecnologia que possibilita reabilitar casos no mesmo dia, com eficiência e qualidade.

Jardine esteve, nesta terça-feira (08), com o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, para detalhar a programação. “Eu acredito muito na complementaridade da rede pública e privada nos serviços de saúde. Como a demanda nesta área é muito grande, a saúde bucal acaba ficando de lado. Mas nós sempre a priorizamos por entender que era importante”, destacou Pascoal, durante o encontro, ao agradecer a parceria que está acontecendo na cidade. A agenda foi acompanhada pelo sócio da unidade Sorrifácil de Esteio, Bruno Pietro.

Ação itinerante

Foto: Eduardo Baratto Leonardi /Pref. de Esteio

O caminhão é equipado com dois consultórios odontológicos. Ainda em período de testes, a unidade terá como um dos primeiros destinos a cidade de Esteio. Há alguns meses, esteve em São Leopoldo — onde fica a sede da Sorrifácil —, quando atendeu cerca de 80 pessoas do Albergue Municipal e da Associação Meninos e Meninas da Progresso. E o paciente, ao fazer seu tratamento nas clínicas da rede, também contribui para que parte do valor seja revertido para o Projeto.

Nos próximos meses, o veículo irá rodar por diversos estados do Brasil, estando presente nas cidades onde a marca possui operação. A meta é prestar mais de dois mil atendimentos gratuitos até 2022. “Ajudar as pessoas que mais precisam sempre fez parte da nossa história, está no nosso DNA. Estamos reforçando esse compromisso para que mais pessoas possam ser atendidas através da ação itinerante”, ressalta o presidente da Sorrifácil, Everson Martins Baptista.

Everson pontua, ainda, que o projeto valoriza as pessoas, potencializando sua autoestima. “O caminhão leva esperança, democratização de tecnologias para a população carente. Também é uma forma de contribuir com a qualidade de vida e cuidado para muitas pessoas que não têm o atendimento odontológico, que é fundamental, ao seu alcance”, detalha.

Responsabilidade social

Com quase 15 anos de trajetória, a Sorrifácil sempre teve a responsabilidade social como valor, realizando uma série de ações nas comunidades em que está inserida. A iniciativa com o caminhão faz parte do Faz-me-Rir, que presta atendimento odontológico gratuito para públicos carentes. Ao lado disso, profissionais em uma van beneficiam pessoas em locais sem estrutura e de difícil acesso. Há ainda seis projetos ativos na Região do Vale dos Sinos, incluindo a APAE de São Leopoldo.

Em 2020, a tradicional convenção dos quase 1.500 colaboradores se transformou em uma gincana de solidariedade em meio ao distanciamento social forçado pela pandemia. Em duas mobilizações, os dentistas da rede atenderam mais de 1,4 mil pessoas de forma gratuita, fizeram 150 implantes gratuitamente  e ainda arrecadaram e doaram 12 mil peças de roupas e 17,7 toneladas de alimentos. A empresa também doou cinco mil máscaras e 100 mil escovas de dentes. E não foi só isso: 513 funcionários da Sorrifácil se dirigiram aos bancos de sangue, ajudando milhares de pessoas.