Porto Alegre, domingo, 05 de maio de 2024
img

Nova York comemora o fim da pandemia levantando as últimas restrições em vigor; El País

Detalhes Notícia
Estado atingiu nesta segunda-feira 70% da população adulta vacinada com ao menos uma dose. Fogos de artifício no horizonte de Manhattan onde celebra-se a meta de vacinação da primeira dose de 70% dos adultos, em 15 de junho de 2021. ED JONES / AFP

 

 

As últimas restrições impostas para conter a propagação da pandemia no Estado de Nova York são história a partir desta terça-feira graças a uma taxa de vacinação que atinge total ou parcialmente 70% da população adulta. Embora a cidade tenha voltado à normalidade quase completa em meados de maio, incluindo a reabertura do metrô 24 horas por dia, o governador do Estado, o democrata Andrew Cuomo, anunciou, com efeito imediato, o fim das limitações pendentes, exceto em estabelecimentos de saúde, creches e meios de transporte público, onde ainda deve ser usada máscara. O anúncio acontece no mesmo dia em que os Estados Unidos ultrapassaram as 600.000 mortes por coronavírus.

Orgulhoso da adoção de medidas “que demonstraram ser corretas”, o governador Cuomo destacou que o Estado atingiu a meta de vacinar pelo menos 70% dos adultos com uma dose “antes do previsto”, o que foi anunciado nesta segunda-feira. “70% de vacinação é a meta nacional. 70% significa que podemos voltar à vida como a conhecíamos”, disse Cuomo em uma coletiva de imprensa frequentemente interrompida por aplausos.

Leia mais em El País