Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

Procuradoria pede seis meses de prisão em regime fechado para ex-presidente francês Nicolas Sarkozy; RFI

Detalhes Notícia
Ex-presidente francês Nicolas Sarkozy é acusado de ter excedido o valor máximo de gastos autorizados durante a campanha eleitoral de 2012. FRANCK FIFE AFP/File

 

 

O Ministério Público francês pediu, nesta quinta-feira (17), uma pena de um ano, incluindo seis meses de prisão em regime fechado, para o ex-presidente Nicolas Sarkozy. Ele é acusado de ter excedido o valor máximo de gastos autorizados durante a campanha eleitoral de 2012. Essa não é a primeira vez que o ex-chefe de Estado enfrenta a Justiça.

Apesar de sua defesa vigorosa, negando com veemência qualquer tipo de envolvimento nos gastos exagerados de sua campanha eleitoral de 2012, Nicolas Sarkozy não conseguiu se livrar do veredicto. Segundo os promotores encarregados do caso, o ex-chefe de Estado administrou com “total descuido” as finanças de uma campanha de “ouro maciço”, considerando que duplicou o limite legal de gastos.

Sarkozy, que está sendo julgado desde 20 de maio, é acusado de ter ultrapassado o limite de gastos em mais de € 20 milhões. A investigação revelou que o preço real dos 44 atos durante a corrida eleitoral foi drasticamente reduzido para não gerar suspeitas e que o restante foi pago pelo UMP, o partido de Sarkozy, como se fossem convenções organizadas pelas legenda. Além disso, 80% das faturas desapareceram.

Leia mais em RFI