Porto Alegre, terça, 07 de maio de 2024
img

Professores franceses receberão treinamento sobre laicidade após decapitação de Samuel Paty; RFI

Detalhes Notícia
Colégio francês na região de Paris. Getty Images/PhotoAlto - PhotoAlto/Frederic Cirou

 

 

O ministro da Educação da França, Jean-Michel Blanquer, vai introduzir um treinamento para professores e diretores sobre o tratamento da religião nas escolas, especialmente em relação a alunos e pais de alunos que desconhecem a lei do secularismo francês, criada em 1905. A decisão do governo acontece depois que um novo relatório revelou um grande medo entre os professores ao abordar o tema da interdição de símbolos religiosos nas escolas, depois da decapitação do professor Samuel Paty.

Em fevereiro, o ministro da Educação, Jean-Michel Blanquer, encomendou um relatório ao ex-inspetor escolar Jean-Pierre Obin sobre como professores e diretores poderiam estar mais bem equipados para lidar com a questão do secularismo [a laicidade] nas escolas francesas. O resultado preocupou o governo francês, que decidiu proteger os professores com treinamento e informação.

De acordo com a lei francesa, a religião não é ensinada nas escolas públicas, exceto como conhecimento prévio, quando é necessária para a compreensão de outras disciplinas, como a história ou a literatura.

Funcionários e alunos de qualquer credo religioso também estão proibidos de usar símbolos religiosos nas escolas públicas, a menos que seja muito discreto.

Leia mais em RFI