Porto Alegre, sábado, 04 de maio de 2024
img

Extremismo cresceu na pandemia, diz inteligência da Alemanha; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Tanto o extremismo de direita quanto de esquerda floresceram durante a crise sanitária, segundo a serviços de informação alemães. Mas as próprias forças de segurança também estão sob escrutínio. @picture alliance/dpa/C.Charisisus

 

 

O ministro do Interior alemão, Horst Seehofer, disse que tanto o extremismo de direita quanto de esquerda aumentaram na Alemanha no ano passado, ao apresentar o relatório anual da agência de inteligência doméstica, o Departamento Federal de Proteção da Constituição (BfV). O que é mais alarmante: Seehofer disse que 40% dos 33.300 extremistas de extrema direita no país foram classificados como “dispostos à violência”, a maior proporção de todos os tempos. Também houve um aumento de 10% no número de crimes violentos de extrema direita no ano passado, para 1.023, dos quais 842 foram casos de agressão física.

O BfV também registrou um aumento de extremistas de esquerda: 34.300 em 2020, em comparação com 33.500 em 2019, dos quais 9.600 foram considerados potencialmente violentos. Também houve um aumento significativo no número de crimes violentos de extrema esquerda, conforme o BfV – foram registrados 1.237. Destes, 423 foram casos de agressão física.

Leia mais em Deutsche Welle