Porto Alegre, domingo, 20 de outubro de 2024
img

RS: Arita Bergmann destaca unidade nas ações pela saúde da população

Detalhes Notícia
Secretária apresentou as ações do governo durante o evento. Foto: Joel Vargas

 

 

Uma das responsáveis pela engenharia que colocou o RS na dianteira da vacinação no país, a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, ponderou que o momento ainda é de gestão da pandemia, embora a reflexão sugerida pela 3ª edição do Seminário “O RS Pós-Pandemia” seja relevante. A secretária foi convidada a apresentar as ações do governo durante o evento organizado pela Assembleia nesta quinta-feira (24).

Com 30 mil mortes registradas no estado pela Covid-19, ela lembrou o impacto do sofrimento nas famílias e nas comunidades. “A doença deixará sua marca em todas as gerações”. De outra parte, o desafio de enfrentar a pandemia capacitou os instrumentos de informação, as ações transversais, o trabalho baseado na ciência, e os comitês técnicos. Ressaltou a participação de João Gabbardo dos Reis, painelista do Seminário, no Conselho de Especialistas que orienta o governador Eduardo Leite nas decisões, e elogiou o desempenho das 18 regionais com os municípios. Destacou a eficiência da entrega das vacinas em tempo recorde, que permanecem menos de 24 horas no Centro Estadual de Abastecimento e Distribuição de Vacinas. Também destacou a criação de ambulatórios digitais, a expansão de 175 leitos de UTI, e os cuidados com a saúde dos trabalhadores.

A secretária relatou que o RS já vacinou todos os grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização e quase 100% do setor da Educação. “Com as vacinas que distribuímos na sexta-feira, fechamos todos os grupos e vamos começar na faixa etária a partir de 50 anos, conforme o calendário”, destacou, repetindo a data de 20 de setembro anunciada hoje pelo governador como referência para encerrar a primeira dose da vacina no RS.

Ela apontou inovações estratégicas adotadas no transcurso do enfrentamento da pandemia, e chamou a atenção para ações como a vigilância em saúde, fundamental para assegurar a capilaridade da rede de atenção primária nos municípios. Arita Bergmann comemorou a unidade alcançada em torno da saúde da população. “Construímos um saber conjunto através da união para superar a crise”, finalizou.