Porto Alegre, sábado, 04 de maio de 2024
img

Parada do Orgulho LGBT+ de Paris acontece neste sábado com proposta mais politizada; RFI

Detalhes Notícia
A Parada do Orgulho LGBT+ de Paris, programada neste sábado, 26 de junho, sairá pela primeira vez de um subúrbio da periferia com destino à praça da República. AFP - JACQUES DEMARTHON

 

 

A Parada do Orgulho LGBT+ de 2021 acontece neste sábado (26) em Paris. As autoridades francesas liberaram a marcha, mas com algumas restrições para evitar contaminações pelo coronavírus. Os tradicionais carros alegóricos e pódios, de onde DJs, drag-queens e grupos de música animam a multidão, foram proibidos.

Neste segundo ano de pandemia, o coletivo Inter-LGBT+ promove um evento mais politizado, centrado em reivindicações e denúncias das promessas não cumpridas pelo governo do presidente Emmanuel Macron na área dos direitos das minorias.

Uma das grandes novidades da Parada de 2021 é que ela vai começar em Pantin, subúrbio ao norte de Paris com uma grande comunidade muçulmana e muitos descendentes de imigrantes. De lá, as pessoas vão caminhar até a praça da República, no centro da capital. Essa mudança é considerada histórica: ela busca unir homossexuais e trans que vivem um cotidiano marcado por discriminações sociais, raciais e religiosas, ao rico Marais, o bairro histórico da comunidade gay de Paris. A intenção dos organizadores é fazer essa ponte entre pessoas que fazem parte da minoria, mas estão excluídas pela fratura social entre quem vive no Marais e a periferia norte de Paris, a mais pobre do país.

Leia mais em RFI