Porto Alegre, sábado, 04 de maio de 2024
img

Alemanha tem maior número de nascimentos para março desde 1998; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Recorde para o mês em mais de duas décadas foi registrado cerca de nove meses após fim do primeiro lockdown no país. Outros países europeus também tiveram alta similar no mesmo período do ano. Waltraud Grubtsch/dpa/picture alliance

 

 

Em março passado, a Alemanha registrou o maior número de nascimentos em mais de 20 anos, quando vieram ao mundo quase 66 mil bebês, segundo dados do Escritório Federal de Estatísticas da Alemanha (Destatis). Esse patamar foi alcançado pela última vez em 1998. Em março de 2020, a quantidade de nascimentos tinha sido cerca de 10% menor.

Este pequeno baby boom não foi observado apenas na Alemanha. A taxa de natalidade na maioria dos países europeus foi em março passado maior do que o normal. Os dados de todos os países europeus ainda não estão disponíveis, mas na Romênia, por exemplo, de acordo com o Destatis, a taxa de natalidade aumentou 15%; na Estônia e Lituânia, 13%, enquanto na Holanda, Finlândia e Hungria houve alta de 10%.

Países europeus mais afetados pela pandemia, como Espanha, França ou Bélgica, não registraram um aumento tão significativo de natalidade, mas neles houve pelo menos uma estabilização nas taxas de nascimentos, que vinham em forte queda.

Leia mais em Deutsche Welle