Porto Alegre, sábado, 04 de maio de 2024
img

Vírus que originou Covid-19 começou a circular em outubro de 2019, mostra estudo; RFI

Detalhes Notícia
Foto do Instituto de Virologia de Wuhan, em 3 de fevereiro de 2021. © AP - Ng Han Guan

O vírus que originou a Covid-19 pode ter começado a se propagar na China dois meses antes do primeiro caso ser identificado na cidade chinesa de Wuhan. É o que mostra uma nova pesquisa publicada pela revista científica Plos Pathogens nesta quinta-feira (24).

De acordo com a pesquisa, a data mais provável para a emergência do vírus é 17 de novembro de 2019. Até agora, acreditava-se que o Sars-Cov-2 provavelmente tinha se propagado no mundo todo em janeiro de 2020. O primeiro caso oficial de Covid-19 foi detectado na China em dezembro de 2019.

A primeira hipótese associou a emergência do vírus ao mercado de Wuhan, onde eram comercializados frutos do mar e animais silvestres. Mas, alguns dos primeiros casos, afirma o estudo, não tinham nenhuma relação com o mercado, que recebeu a visita de uma equipe da OMS (Organização Mundial da Saúde), encarregada de investigar o aparecimento da doença que gerou uma das piores epidemias da história da humanidade.

Outras pesquisas sugerem que o Sars-Cov-2 circulava há mais tempo. Um estudo publicado pela China em parceria com a Organização Mundial da Saúde, no final de março, afirma que o vírus pode ter contaminado humanos antes do início da epidemia em Wuhan.

Leia mais em RFI