Porto Alegre, sábado, 04 de maio de 2024
img

Sydney retoma lockdown para conter variante Delta, enquanto Europa amplia flexibilização; RFI

Detalhes Notícia
Sydney já havia voltado ao normal após meses com pouquíssimos casos de contágio local. Saeed KHAN AFP

As ruas do centro de Sydney estavam desertas neste sábado (26), início de duas semanas de fechamento da maior cidade da Austrália para conter a contagiosa variante Delta do coronavírus. Novas restrições podem ser anunciadas pelas autoridades. Enquanto isso, na Europa, o relaxamento das medidas contra a Covid-19 se acelera, apesar do avanço da mutação identificada pela primeira vez na Índia.

Sydney já havia voltado ao normal após meses com pouquíssimos casos de contágio local. O país é um dos mais bem-sucedidos na contenção do coronavírus, com apenas 30 mil casos e 910 mortes, em uma população de 25 milhões de habitantes.

Nesta semana, no entanto, a cidade australiana registrou mais de 80 casos de Covid-19, ligados a um motorista de táxi que levava passageiros do aeroporto para um hotel de quarentena. O fechamento de toda a metrópole entrou em vigor nas primeiras horas deste sábado, afetando mais de 5 milhões de pessoas no distrito comercial e nos ricos subúrbios ao leste.

A propagação do surto além dos distritos incluídos no ‘lockdown’ causou “preocupação crescente e mais intensa”, explicou Brad Hazzard, secretário da Saúde do estado de New South Wales. Ele disse que “a variante Delta revelou-se uma temerosa rival”. “Não importa quais medidas defensivas sejam tomadas no momento, o vírus parece saber como contra-atacar”, acrescentou.

Leia mais em RFI