Porto Alegre, sábado, 04 de maio de 2024
img

Em 1° encontro com EUA, novo chanceler de Israel expressa reservas sobre acordo com Irã; RFI

Detalhes Notícia
O secretário de Estado americano se reuniu neste domingo, 27 de junho de 2021, em Roma, com o ministro das Relaçéoes Exteriores de Israel, Yair Lapit. Andrew Harnik POOL/AFP

 

 

Os novos chefes da diplomacia americana e israelense se encontraram pela primeira vez neste domingo (27), em Roma. O secretário de Estado Antony Blinken, em viagem de três dias à Itália, se reuniu com o ministro das Relações Exteriores israelense, Yair Lapid, que foi o arquiteto da nova coligação no poder em Israel.

O encontro aconteceu em meio às negociações que visam trazer de volta os Estados Unidos ao acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano, abandonado unilateralmente pelo ex-presidente Trump. Israel é contra esse acordo e o chanceler Yair Lapid não perdeu tempo em assinalar a oposição de seu governo ao chefe da diplomacia americana.

“Israel tem sérias reservas sobre o acordo nuclear do Irã que está sendo elaborado em Viena. Acreditamos que a forma de discutir estas divergências é por meio de conversas diretas e profissionais, não em entrevistas coletivas”, afirmou Lapid a Antony Blinken.

Ele também declarou que durante os “últimos anos foram cometidos erros” na relação bilateral entre a administração do ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e a do ex-presidente Donald Trump. “Vamos consertar os erros juntos”, indicou o chanceler israelense.

Leia mais em RFI