Porto Alegre, sábado, 18 de maio de 2024
img

Segundo turno de eleições regionais na França confirma derrota de partidos de Macron e Le Pen; RFI

Detalhes Notícia
Uma eleitora francesa vota em Liffré, na Bretanha, no segundo turnos das eleições regionais da França, neste domingo 27 de junho de 2021. © David Vincent/AP

 

 

Os primeiros resultados do segundo turno das eleições regionais na França, realizado neste domingo (27), confirmam a derrota do Partido A República em Marcha (LREM), do presidente Emmanuel Macron, e da Reunião Nacional (RN), de Marine Le Pen. Os dados indicam que todos os atuais chefes de regiões que representam partidos tradicionais – o Socialista e o Republicanos -, foram reeleitos. Como no primeiro turno, a taxa de abstenção foi alta, de cerca de 65%.

O primeiro turno, no domingo (20) da semana passada, teve um recorde de mais de 66% de abstenção. O segundo turno conseguiu mobilizar pouco mais de 1% do eleitorado e a taxa de participação foi a menor registrada desde 1986.

Cerca de 48 milhões de eleitores estavam aptos a votar, para escolher os 13 executivos regionais, além dos representantes dos departamentos franceses. A votação aconteceu a 10 meses das eleições presidenciais francesas e foi vista como um termômetro para 2022.

LEia mais em RFI