Porto Alegre, segunda, 21 de outubro de 2024
img

Quarta onda de Covid na França pode ter crianças e adolescentes como vetores, aponta estudo; RFI

Detalhes Notícia
Sem vacina, crianças podem ser vetores da transmissão da variante Delta na França em setembro; protocolos mais rígidos nas escolas podem ser necessários © REUTERS - GONZALO FUENTES

O Instituto Pasteur divulgou nesta semana um relatório sobre a evolução da epidemia de Covid-19 no país a partir de setembro, em função da taxa de vacinação parcial e da flexibilização das medidas de proteção. A França iniciou, nessa quarta-feira (30), a última fase de reabertura após meses de lockdown.

A epidemiologia do SARS-Cov-2 deve mudar em relação ao período anterior à campanha de vacinação, revela o estudo. A análise se baseia em um cenário ainda hipotético, que considera que 30% da população entre 12 e 17 anos, 70% na faixa entre 18 e 59 anos e 90% entre os maiores de 60 anos, esteja completamente imunizada.

Uma das conclusões da pesquisa é que, sem medidas de controle, as crianças e adolescentes poderão ser responsáveis por metade das contaminações, apesar de representarem apenas 22% da população. Esta tendência seria observada a partir do início do ano letivo na França, em setembro, quando a Delta será dominante no território.

Leia mais em RFI