Porto Alegre, segunda, 21 de outubro de 2024
img

Manifestantes pelo país fazem 3º ato contra Bolsonaro em 35 dias e destacam denúncias de corrupção; SP reúne 5.500, diz governo paulista; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Atos ocorreram em todas as 27 capitais; protestos foram antecipados após novas suspeitas em compras de vacinas e superpedido protocolado na Câmara. Mathilde Missioneiro/Folhapress

 

 

Manifestantes fazem neste sábado (3) o terceiro ato em 35 dias pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Todas as 27 capitais registraram a ocorrência de protestos.

É a primeira mobilização desde que um superpedido de impeachment foi protocolado na Câmara dos Deputados, na última quarta-feira (30), e após novas denúncias de corrupção na compra de vacinas contra a Covid-19 pressionarem o governo federal.

Os atos foram preparados às pressas, depois que as organizações que puxam a iniciativa decidiram antecipar a mobilização. Até então, o ato seguinte seria em 24 de julho, mais de um mês depois do protesto de 19 de junho. A manifestação do dia 24, no entanto, está mantida.

Em São Paulo, o ato deste sábado reuniu 5.500 pessoas na avenida Paulista, segundo estimativa da Secretaria da Segurança Pública do estado. A pasta afirmou que 9.000 pessoas participaram da manifestação anterior, em 19 de junho.

Para efeito de comparação, a motociata que Bolsonaro realizou na capital paulista em 12 de junho reuniu 12 mil motos, também segundo a SSP, enquanto o sistema de monitoramento da rodovia dos Bandeirantes registrou 6.661 passagens de veículos naquele dia.

Leia mais na Folha de São Paulo