Porto Alegre, segunda, 21 de outubro de 2024
img

EUA investigam um “colossal” ataque cibernético que afeta aproximadamente 200 empresas; El País

Detalhes Notícia
Investigadores dizem que os piratas informáticos pedem 50.000 dólares às pequenas empresas e cinco milhões às grandes. JENNY KANE / AP

Um ataque cibernético paralisou na sexta-feira as redes de pelo menos 200 empresas norte-americanas, ao conseguir se infiltrar na empresa de tecnologia Kaseya, que presta serviços de administração de redes. Os piratas informáticos teriam se infiltrado em seus sistemas para utilizá-los como conduto para propagar o software malicioso. John Hammond, principal investigador da empresa de segurança Huntress Labs, afirmou que “esse é um ataque colossal e devastador”, de acordo com uma mensagem publicada no Twitter.

A Kaseya, com sede na Flórida, presta serviços a mais de 40.000 organizações em todo o mundo, e pediu aos clientes que usam sua plataforma de administração de sistemas, chamada VSA, para desligar imediatamente seus servidores para evitar a possibilidade de serem comprometidos pelos piratas informáticos. “Estamos experimentando um ataque potencial contra o VSA, que se limitou a uma pequena quantidade de clientes locais somente”, publicou a empresa em seu site, se referindo às organizações que mantêm seu software em suas próprias empresas no lugar de alojá-lo em um provedor na nuvem. “Estamos no processo de investigar a raiz do incidente com vigilância máxima”.

Leia mais em El País