Porto Alegre, terça, 22 de outubro de 2024
img

Novas frentes da CPI da Covid miram atuação do Planalto na crise da Saúde; O Globo

Detalhes Notícia
Investigações incluem pressão da Casa Civil por vacinas e divulgação de fake news pelo 'gabinete do ódio'. Sessão da CPI da Covid 24/06/2021 Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Enquanto apura indícios de corrupção e de omissão em relação à compra de vacinas, a cúpula da CPI da Covid volta a sua mira para o Palácio do Planalto. Integrantes da comissão têm reunido informações sobre a atuação durante a pandemia de ministros do governo, de aliados mais próximos de Jair Bolsonaro e dos filhos do presidente. O objetivo é mapear os principais personagens da cadeia de comando do grupo suspeito de praticar irregularidades no Ministério da Saúde.

A CPI da Covid recebeu informações de que decisões estratégicas e políticas na Saúde foram disparadas pelo Planalto ao então número dois do Ministério da Saúde, Elcio Franco, sem passar pelo então ministro, Eduardo Pazuello. Franco, que ocupava o posto de secretário executivo, era o responsável pelas negociações de vacinas. O contato direto, segundo os dados em poder da CPI, se dava com a Casa Civil, à época comandada por Walter Braga Netto.

Leia mais em O Globo