Porto Alegre, sábado, 27 de abril de 2024
img

“Há um estado de terror insuportável em Cuba”: os relatos dos protestos em Havana

Detalhes Notícia
Homem é preso durante manifestação contra o governo do presidente cubano Miguel Diaz-Canel em Havana, em 11 de julho de 2021 YAMIL LAGE AFP

 

 

Os relatos de violência e prisões de participantes nos protestos históricos de domingo (11) em Cuba, os mais importantes desde o ‘maleconazo’, a gigantesca manifestação de 1994, estão se multiplicando. A RFI tenta entrevistar uma série de ativistas desde a manhã desta terça-feira (13), mas com o corte da internet e da telefonia celular na ilha, além das numerosas prisões de opositores, o contato vem se tornando mais difícil. Confira abaixo o depoimento de alguns desses moradores de Havana.

Sobrecarregados pela crise sanitária e econômica, milhares de cubanos saíram às ruas de várias cidades, inclusive na capital Havana, para protestar contra a falta de medicamentos contra a Covid-19, os apagões elétricos e a fome, bem como para pedir a “redemocratização” da ilha. “Sempre há medo de represálias, mas as pessoas, principalmente os jovens, vão às ruas para que isso mude”, declarou Iris Ruiz, do Movimento San Isidro, à RFI.

Ela afirma não ter notícias de vários membros do movimento que foram detidos no domingo, como os colegas Luis Manuel Otero, Amaury Pacheco e Manuel Costa Murúa. Cerca de 100 pessoas foram presas em Cuba após os protestos históricos do fim de semana, incluindo os dissidentes Guillermo Fariñas, José Daniel Ferrer e Luis Manuel Otero Alcantara, segundo várias fontes concordantes.

Leia mais em RFI