Porto Alegre, sábado, 27 de abril de 2024
img

Feriado de 14 de julho teve quase 300 carros queimados e 250 pessoas detidas na França; RFI

Detalhes Notícia
Um carro militar de soldados da operação antiterrorista Sentinela foi incendiado em frente à Torre Eiffel em fevereiro de 2019, em um tipo de protesto que se tornou frequente contra as autoridades do Estado. Zakaria ABDELKAFI / AFP

Segundo uma fonte policial ouvida pelo jornal Le Parisien, 294 carros foram incendiados na França durante a madrugada de 13 a 14 de julho, data da principal festa cívica do país. Há alguns anos, o Ministério do Interior parou de divulgar dados oficiais sobre esse fenômeno, mas a tendência é de queda (-35%) em relação a 2020, quando 397 veículos foram incinerados.

Em Paris e sua região metropolitana, 78 carros foram destruídos, uma queda de 39% em relação a 2020. Em todo o país, 249 pessoas foram detidas e dois policiais ficaram feridos. Desse total de detenções, 170 ocorreram na capital.

Na região metropolitana de Lyon (sudeste), terceira maior cidade francesa, autoridades da área de segurança relataram nesta quinta-feira (15) 19 prisões devido aos distúrbios urbanos.

Em Bron, a leste de Lyon, um ônibus da rede de transporte municipal foi queimado em um estacionamento. Não havia ocupantes no veículo. Vários carros foram incendiados em municípios da periferia, como Vénissieux, Villeurbanne, Vaulx-en-Velin, e no 7º distrito de Lyon. Equipamentos do mobiliário urbano e latas de lixo também foram queimados em vários pontos da cidade. Segundo o representante do Ministério do Interior na região, 450 policiais e gendarmes, bem como 250 bombeiros foram mobilizados para proteger a população durante as festividades de 14 de julho.

Leia mais em RFI