Porto Alegre, sábado, 27 de abril de 2024
img

Alemanha: Inundações deixam dezenas de mortos na pior catástrofe natural em 20 anos; RFI

Detalhes Notícia
Vista aérea do centro de Hagen, na região oeste da Alemanha, inundado após as chuvas torrenciais dos últimos dias, especialmente na quarta-feira, 14 de julho. AFP - INA FASSBENDER

 

 

O balanço de mortos em decorrência das fortes chuvas e inundações que atingem a Alemanha subiu para 42 pessoas. Os estados de Renânia do Norte-Vestfália e Renânia-Palatinado são os mais afetados. Os temporais também causaram mortes e danos na Bélgica, em Luxemburgo e na Holanda.

A Alemanha registra a mais grave catástrofe natural em duas décadas. A dois meses e meio as eleições legislativas nacionais, vários candidatos, inclusive o conservador Armin Laschet, do mesmo partido da chanceler Angela Merkel, atribuíram as tempestades às mudanças climáticas.

Segundo um novo balanço divulgado nesta quinta-feira (15), apenas na localidade de Ahrweiler, na Renânia-Palatinado, 18 pessoas morreram devido às enchentes. Os temporais provocaram o aumento no volume de rios e riachos, inundaram estradas e arrancaram árvores. Várias casas desabaram ou foram arrastadas pelas águas.

O balanço de vítimas tende a crescer. A polícia estima que de 50 a 60 pessoas estejam desaparecidas. Os serviços de emergência abriram uma linha telefônica para coletar informações sobre os desaparecidos e pediram aos moradores que enviem vídeos e fotos que possam ajudá-los nas buscas.

Leia mais em RFI