Porto Alegre, sábado, 27 de abril de 2024
img

Dólar de areia: como funciona a moeda digital lançada por país no Caribe; BBC

Detalhes Notícia
Dólar de areia: como funciona a moeda digital lançada por país no Caribe Cecilia Barría BBC News Mundo 15 julho 2021 Dólares de Bahamas CRÉDITO,GETTY IMAGES Legenda da foto, O dólar de areia é a primeira moeda digital do mundo emitida por um Banco Central para uso nacional. Dólares de Bahamas CRÉDITO,GETTY IMAGES

 

 

​​Embora seja um pequeno país de apenas 390 mil habitantes, as Bahamas se tornaram um grande laboratório ao criar o dólar de areia (sand dollar, em inglês), a primeira moeda digital do mundo emitida por um banco central.

Assim como a China tem feito experiências com o yuan digital em várias cidades, o governo das Bahamas também embarcou na empreitada de massificar o uso do dólar das Bahamas em versão digital.

A ideia é que os habitantes do país tenham uma espécie de carteira digital para fazer transações pelo celular, sem a obrigação de ter conta em banco, nem pagar comissões ou custos de transação. Essa carteira virtual está “armazenada” no Banco Central do país e não em bancos comerciais.

Tradicionalmente, o banco central de um país é a instituição que cuida da impressão das notas que são colocadas em circulação. Nesse caso, em vez de imprimir no papel, o organismo cria dólares digitais que circulam virtualmente.

LEia mais em BBC