Porto Alegre, sábado, 27 de abril de 2024
img

EUA avaliam se têm “capacidade tecnológica” para restabelecer a internet em Cuba; El País

Detalhes Notícia
Declaração foi feita pelo presidente Joe Biden, ditando o tom áspero da relação com a ilha. Enquanto isso, para aliviar tensão após protestos, dirigentes do país comunista livram de taxas comida e remédio trazidos por visitantes. Cubanos no aeroporto José Martí, em Havana, em novembro de 2020.YAMIL LAGE / AFP

 

 

O Governo dos Estados Unidos avalia se tem capacidade tecnológica para restabelecer a conexão de Internet em Cuba, cortada pelo regime após as mobilizações do último domingo. Foi o que disse o presidente norte-americano, Joe Biden, durante entrevista coletiva na Casa Branca nesta quinta-feira ao final da visita da chanceler alemã, Angela Merkel.

Biden descreveu Cuba como um “estado falido” que está “reprimindo a população” e explicou que Washington está disposto a enviar vacinas contra a covid-19 ao país caribenho para aliviar o sofrimento da população, mas somente com a garantia de que uma agência internacional administre a distribuição. Cuba vive seu pior momento da pandemia, mas, ainda assim, está bem distante dos recordes de outros países latino-americanos ou dos EUA no auge da crise sanitária. Nesta quinta-feira foi quebrado um novo recorde de mortes na ilha de 11,3 milhões de habitantes, 67 em um único dia, e 6.479 casos positivos. Desde o começo da pandemia, morreram 1.726 cubanos. São Paulo, com 12,3 milhões de habitantes, acumula 34.000 mortes pela covid-19.

Leia mais em EL País