Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

CPI da Covid: e-mails de Pazuello registram reunião com senador fora da agenda para tratar de distribuição de cloroquina; O Globo

Detalhes Notícia
Comissão investiga se ex-ministro da Saúde atuou no fornecimento de remédio com ineficácia comprada. General Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, em depoimento à CPI da Covid, no Senado Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

 

 

Documentos em posse da CPI da Covid revelam que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello organizou, fora da agenda oficial, uma reunião em junho do ano passado com o senador Eduardo Girão (Podemos-CE), atual integrante da comissão parlamentar, para tratar da distribuição de hidroxicloroquina por hospitais militares para o tratamento do novo coronavírus. Defendido pelo presidente Jair Bolsonaro, o medicamento é comprovadamente ineficaz.

Os detalhes dessa reunião constam da quebra do sigilo telemático de Pazuello, que está sendo analisada pela CPI da Covid. Em seu depoimento à comissão parlamentar, o ex-ministro da Saúde negou que tenha incentivado ou recomendado o uso de cloroquina no combate à pandemia.

De acordo com o material analisado pela CPI da Covid, entre as pautas da reunião de Pazuello com Girão, estavam o “uso da cloroquina e hidroxicloroquina” e a “distribuição de cloroquina e hidroxicloroquina por parte dos hospitais militares”. O registro do encontro não consta da agenda oficial divulgada pelo Ministério da Saúde.

Leia mais em O Globo