Cerca de 400 desabrigados, incluindo famílias com crianças e menores desacompanhados, armaram tendas na Place des Vosges, uma elegante praça no 4º distrito de Paris, para pedir ao Estado francês “soluções de acomodação decentes e sustentáveis”. Às 13h locais (8h em Brasília), em apenas alguns minutos, 300 tendas foram montadas nos jardins, divididas em três áreas: “famílias”, “homens solteiros” e “menores”.
“Pretendemos ficar até que todos os presentes sejam abrigados”, alertou Philippe Caro, da organização humanitária Solidarité migrants Wilson, que ao lado das associações Utopia 56, Droit Au Logement – DAL (Direito a Alojamento), entre outras, forma o “Collectif Réquisitions”, que apoia a ação.
“Estamos aqui para aumentar o tom: há 400 mil moradias vazias em Île-de-France [região parisiense]. Pedimos uma melhor aplicação da lei das requisições”, prosseguiu Caro, referindo-se à legislação de 1945 que permite ao Estado instalar pessoas mal alojadas ou sem-abrigo em habitações que estejam vazias por mais de seis meses, e isto “por um período máximo renovável de um ano”.
Leia mais em RFI