Porto Alegre, quarta, 01 de maio de 2024
img

Lula fragmenta base de Bolsonaro e deixa Nordeste com apoio de líderes de PP e PSD; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Ex-presidente também conversou com empresários, movimentos sociais e segmentos evangélicos nos 12 dias de visita à região. O ex-presidente Lula discursa em evento do movimento negro nesta quinta-feira (26) em Salvador - Arisson Marinho/AFP

 

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encerrou nesta quinta-feira (26) sua viagem de 12 dias por seis estados do Nordeste e deixou a região com o apoio público de líderes locais de siglas como PP e PSD já no primeiro turno das eleições presidenciais de 2022.

As costuras foram realizadas de forma independente aos diretórios nacionais destes partidos, que tendem a tomar caminhos distintos na corrida presidencial, seja de apoio ao presidente Jair Bolsonaro, seja de sustentação a uma candidatura da terceira via.

Na cúpula do PT, a avaliação é que o ex-presidente cumpriu a missão a que se propôs com a viagem: retomar contatos com antigos aliados, refazer pontes e pavimentar apoios para 2022, seja no primeiro ou no segundo turno.

Legendas como PSB e MDB estiveram no centro das conversas políticas no Nordeste. Mas também houve avanço no diálogo com PSD e PP, além de tratativas pontuais com legendas como Cidadania, PV, Podemos e até mesmo com setores do PDT.

Leia mais na Folha de São Paulo