Porto Alegre, quinta, 18 de abril de 2024
img

Alemanha encerra operação de resgate no Afeganistão; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Último avião das Forças Armadas Alemãs partiu de Cabul nesta quinta-feira, com destino ao Uzbequistão. Angela Merkel garante, porém, que governo se compromete a negociar com o Talibã a retirada de mais pessoas. @Marc Tessensohn/Bundeswehr/dpa/picture alliance

 

 

A Alemanha anunciou no começo da noite desta quinta-feira (26/08) que as Forças Armadas do país (Bundeswehr) concluíram suas operações de evacuação do Afeganistão, com o último voo partindo do aeroporto de Cabul com destino a Tashkent, no Uzbequistão.

Em pronunciamento oficial, a ministra da defesa, Annegret Kramp-Karrenbauer, disse que “todos os soldados e membros do Ministério das Relações Exteriores e da Polícia Federal” já deixaram o país em segurança.

A missão alemã terminou quatro dias antes do prazo final de 31 de agosto estipulado pelo governo dos Estados Unidos para retirada das tropas americanas.

Kramp-Karrenbauer afirmou que os últimos voos estavam se preparando para decolar no momento dos ataques ocorridos na tarde desta quinta-feira do lado de fora do aeroporto, o que fez com que uma “partida de emergência” fosse realizada.

Leia mais em Deutsche Welle