Porto Alegre, quinta, 18 de abril de 2024
img

Mercado financeiro ensaia 'desembarque silencioso' do governo, diz ex-secretário de Política Econômica; BBC

Detalhes Notícia
Mercado estava excessivamente otimista, diz Mendonça de Barros. Ministro da Economia, Paulo Guedes, e presidente Jair Bolsonaro CRÉDITO,FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AG. BRASIL

Os manifestos assinados nas últimas semanas por empresários, figuras do agronegócio e do mercado financeiro são o lado visível de um “desembarque silencioso” de parte da elite econômica da base de apoio do governo Bolsonaro.

Quem faz a avaliação é o economista José Roberto Mendonça de Barros, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda entre 1995 e 1998, fundador da consultoria MB Associados, em funcionamento desde 1978, e membro do conselho de diferentes empresas.

O “desencanto” de parte do mercado financeiro e de empresários com o governo se aprofundou nas últimas semanas diante do que ele considera uma virada no cenário político e econômico.

À tramitação atrapalhada da reforma do imposto de renda e à proposta de parcelamento de precatórios com o intuito de turbinar um novo Bolsa Família se misturaram a antecipação da sucessão presidencial, o aumento da inflação e dos juros e, agora, uma crise hídrica e energética.

Leia mais em BBC