A prefeitura de Porto Alegre pretende publicar até o fim do primeiro semestre de 2022 o edital de licitação da Companhia Carris Porto-Alegrense (Carris). Após uma sessão plenária tumultuada na quarta-feira, o dia seguinte à aprovação do projeto que autoriza a privatização da empresa foi para apaziguar os ânimos, segundo a secretária de Parcerias Estratégicas, Ana Pellini: “Todos querem saber qual serão os próximos passos, mas eu tenho tranquilizado os funcionários hoje. Todos seguem trabalhando e mantendo as linhas em funcionamento”.
A secretária explica que a desestatização passa por um processo que é demorado, os primeiros passos estão em solicitar novo levantamento pela empresa Valor e Foco, para que o governo tenha os números atualizados de ativos e passivos da empresa, para viabilizar o valor mínimo a ser posto no texto da licitação. Depois que o edital estiver pronto, passa pela avaliação do Tribunal Contas do Estado (TCE), e só então, poderá ser publicado.
“Até o fim do primeiro semestre de 2022 a gente planeja que aconteça tudo isso”, projeta a Secretária. Há duas hipóteses neste sentido: se houver interessados na compra da Carris, a nova empresa ficará responsável pelos 22% do atendimento que corresponde ao transporte urbano da Capital e poderá fazer seus ajustes administrativos em relação à gestão e aos funcionários, em linhas gerais, que deverão estar previstos em futuro edital.
Leia mais no Jornal do Comércio