Porto Alegre, terça, 23 de abril de 2024
img

Dois bageenses e um olhar sobre a Pandemia; por Eurico Salis

Detalhes Notícia

 

 

Em 2020 eu havia criado uma página nas redes sociais chamada ARteCura ( um trocadilho entre Arte e Ar que curam) usando fotografais que havia publicado em livros e fazendo uma releitura destas imagens, adaptando aos personagens a máscara protetora, com o objetivo de incentivar o uso de mascaras na população. Inseri através da manipulação digital as ma’scaras e retirei os personagens do cenario original.

Ou seja, o personagem é o mesmo, porém agora existe um cenário ficticio, quase desfocado, uma nova realidade. Depois disto, o Luiz Coronel me enviou algumas de suas poesias sobre a pandemia e conversamos em fazer algo em parceria. Daí surgiu a publicação com os 11 poemas e 11 imagens. Um canto poético a esta período,que espero passageiro em nossas vidas. 2 – Eu mesmo tive a Covid, fui infectado mesmo me cuidando, estive internado em UTI e sofri as agruras desta doença, a solidão e incerteza, as consequências e fraqueza pós internação, perdi 9 kg em 1 semana. Mas felizmente com ajuda dos médicos, e fisioterapeutas, me recuperei.

E esta recuperação passo pelo lado físico e emocional. Desta pandemia cada um de nós sairá diferente. Muitos terão aprendido o valor da solidariedade, da compaixão e dos valores essenciais a vida. Mas infelizmente, muitos não terão aprendido nada, ou seguiram insensíveis a urgência de mudanças, e estas mudanças começam por cada um de nós. 3- Perdemos amigos, muitos perderam a corrida. Vivemos enquanto raça humana uma experiência única, e não devemos apontar culpados sem antes olharmos para dentro de nós mesmos. Podemos enquanto indivíduos, retirar deste momento uma grande lição sobre nossa vida pessoal.

 

Não tenho ilusão, o novo normal tão divulgado nas redes sociais foi sim o momento excepcional que passamos e não o futuro que virá. Entretanto, sou otimista e confio neste futuro. Estas fotografias e esta exposição é um manifesto de dois autores, bageenses, que retratam um momento de nossas vidas. Uma crônica, um canto, um olhar poético sobre um tempo.

O Nosso tempo.