Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

Aprovado projeto que cria o Caminho dos Museus em Porto Alegre

Detalhes Notícia
Museu Iberê Camargo (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

 

 

Foi aprovado nesta quarta-feira (29/9) pela Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto de lei de autoria do vereador Aldacir Oliboni (PT) que institui o Sistema Municipal de Museus e o Caminho dos Museus e inclui os eventos Semana Municipal dos Museus e Noite dos Museus no Calendário de Eventos de Porto Alegre. A votação foi realizada de forma simbólica.

Pelo projeto, o Sistema Municipal de Museus será constituído por uma rede organizada de instituições museológicas públicas e privadas baseada na adesão voluntária, mantida sua independência administrativa, que visa à articulação, à qualificação e à cooperação entre os museus. Em relação à proposta de instituir a Semana Municipal dos Museus e oficializar a Noite dos Museus – na semana que incluir o dia 18 de maio e no sábado da semana que incluir o dia 18 de maio, respectivamente -, o vereador observa que será estabelecido um marco importante para que seja “ultrapassada a fronteira existente entre simples eventos e ações e as políticas instituídas e valorizadas pela cidade”.

Emendas

A emenda número 1, do próprio autor, suprimiu artigo 6° do projeto.

A segunda emenda, de autoria dos vereadores Matheus Gomes e Roberto Robaina, ambos do PSOL, incluiu o Museu de Percurso Negro em Porto Alegre e o Museu do Hip Hop na futura lei.