Porto Alegre, sábado, 18 de maio de 2024
img

Artigo: Outubro Rosa - Os seios e a sexualidade; por Jaqueline Brendler*

Detalhes Notícia


A finalidade primária das mamas na mulher, como uma glândula, é amamentar, porém essa área adquiriu um significado sensual e sexual. Os biólogos dizem que o poder de atração erótica se deve aos seios serem um “falso par de nádegas” que transmite o primitivo sinal sexual do traseiro das fêmeas, uma vez que, com a evolução das espécies, a fêmea tornou-se mulher e bípede. Talvez por isso os seios façam parte do imaginário erótico das pessoas. Além da mulher, o homem também pode apreciar que o jogo erótico inclua essa região. Para muitas pessoas é parte importantíssima na interação sexual.


Então, no outubro rosa, como as mamas são integrantes do corpo lembramos que elas podem adoecer e a prevenção será sempre a melhor estratégia, para esse órgão com dupla finalidade. Ela pode ser feita através do autoexame após cada menstruação, no exame clinico realizado pelo ginecologista ou mastologista e pela mamografia. Os homens também podem ter Câncer de mama embora seja mais raro, então se perceber algo diferente, nessa região, é melhor ir ao mastologista.

Para pessoas que tiveram um Câncer de mama o primeiro desafio é manter a vida. Uma vez realizado o tratamento, o segundo grande desafio é retomar as atividades nas outras áreas da vida, incluindo a vida sexual com a participação dos seios. Temos que considerar que a maioria das mulheres tem mais de 50 anos, na época do tratamento para o Câncer de mama, então se soma os fatores hormonais e culturais envolvidos com a menopausa. Sabemos que todos teremos, ao longo da vida, que enfrentar algumas doenças e com a ajuda da parceria, da família e de bons profissionais a luta será vencida.

Os profissionais da saúde, principalmente os ginecologistas, os mastologistas e os sexólogos podem ajudar a melhorar a qualidade da vida sexual após o tratamento, indicando remédios que não facilitem a recidiva do Câncer e usando as técnicas da sexologia para erotizar, novamente, o relacionamento e os seios.

 


*Dra. Jaqueline médica e sexóloga